Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças

uma introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.918

Palavras-chave:

desigualdades raciais, acesso ao ensino superior, políticas públicas, questão racial, impactos de ações afirmativas

Resumo

Após 20 anos de implantação em algumas universidades públicas e dez anos depois de se terem tornado obrigatórias nas universidades e institutos federais por conta da chamada lei de cotas (Lei 12.711 de 2012), as ações afirmativas universitárias ainda continuam gerando polêmica, como provam os debates em torno da avaliação e da possível prorrogação da lei de 2012, com diversos projetos de lei com compreensões opostas tramitando no parlamento. Da mesma forma, o debate sobre como combater as desigualdades raciais em diferentes setores da sociedade brasileira redimensiona o tema no campo das políticas públicas no país. Assim, entender os efeitos dessas duas décadas de ações afirmativas no país é fundamental para que se possa ter uma visão ampliada dessas políticas, de modo a elevar os termos das discussões sobre o tema para além de suas implicações diretas. O presente dossiê pretende justamente contribuir nessa direção. Ao buscarmos dar visibilidade às transformações sociais provocadas direta ou indiretamente pela introdução de ações afirmativas, esperamos não apenas contribuir para a avaliação das consequências dessas políticas públicas, mas também lançar luz sobre  o modo como elas afetaram a compreensão da “questão racial” em nossa sociedade. O que significa ampliar a reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Isso a partir de textos sobre diferentes aspectos que transformaram a vida educacional no sentido mais amplo (com especial ênfase no espaço universitário) e sociopolítica no país.

Biografia do Autor

Paulo S. da Costa Neves, Universidade Federal do ABC

Professor Titular na Universidade Federal do ABC, docente do curso de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais.

Paula Cristina Barreto, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM).

Referências

Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2019, 27 maio). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Andifez.org. https://www.andifes.org.br/?p=79639 .

Artes, Amélia, & Mena-Chalco, Jesús. (2017). Expansão da temática relações raciais no banco de dados de teses e dissertações da Capes. Educação e Pesquisa, 43(4), 1221-1238. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201702152528

Barreto, Paula C. S., Lima, Márcia, Vieira, Andrea L. C., & Sotero, Edilza. (2017). Entre o isolamento e a dispersão: a temática racial nos estudos sociológicos no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 5(11), 113-141. https://doi.org/10.20336/rbs.223

Barreto, Paula C. da S., Rios, Flávia, Neves, Paulo S. da C., & Santos, Dyane B. R. (2021). A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, (94), 1-35. https://doi.org/10.17666/bib9405/2021

Campos, Luiz Augusto, & Lima, Márcia. (2022, 19 nov.). Duas décadas de cotas: conquistas e desafios [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. 2022. https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Duas-d%C3%A9cadas-de-cotas-conquistas-e-desafios

Campos, Luiz Augusto, Lima, Márcia, & Gomes, Ingrid. (2018). Os estudos sobre relações raciais no Brasil: uma análise da produção recente (1994–2013). In S. Miceli & C. B. Martins (org.), Sociologia brasileira hoje II (pp. 199-234). Ateliê Editorial.

Carreira, Denise, & Heringer, Rosana. (2021, 19 nov.). Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil: resultados e desafios futuros [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Avalia%C3%A7%C3%A3o-das-pol%C3%ADticas-de-a%C3%A7%C3%A3o-afirmativa-no-ensino-superior-no-Brasil-resultados-e-desafios-futuros

Defensoria Pública da União – DPU, & Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s – ABPN. (2022). Pesquisa sobre a Implementação da Política de Cotas Raciais nas Universidades Federais [Relatório]. DPU; ABPN. Recuperado de: https://abpn.org.br/relatorio-pesquisa-sobre-a-implementacao-da-politica-de-cotas-raciais-nas-universidades-federais/

Maggie, Yvonne, & Fry, Peter. (2004), Cotas raciais: construindo um país dividido. Econômica, 6(1), 153-162. https://doi.org/10.22409/reuff.v6i1.34948

Moehlecke, Sabrina. Ação Afirmativa: História e Debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 117, p. 197-218, 2003.

Neves, Paulo S C. (2022). Sistema de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidade públicas brasileiras. Revista Mana, 28(3), 1-31. http://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0406

Neves, Paulo S. C., Moutinho, Laura, & Schwarcz, Lilia K. M. (2019). Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Revista Estudos Feministas, 27(3), e66960. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960

Senkevics, Adriano S., & Mello, Ursula M. (2022, 16 fev.). As universidades federais depois das cotas [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2022/As-universidades-federais-depois-das-cotas

Silvério, Válter R. (2002). Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos Pesquisa, (117), 219-246. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300012

Downloads

Publicado

02/02/2023

Como Citar

Neves, P. S. da C., & Barreto, P. C. . (2023). Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças: uma introdução. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 10(26), 5–16. https://doi.org/10.20336/rbs.918