O Instagram como dispositivo de construção de mercado nas redes sociais

a intimidade distinta como variável central junto aos influenciadores de fitness

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.855

Palavras-chave:

Sociologia Econômica, Instagram, intimidade, distinção, fitness

Resumo

As redes sociais estão construindo novas relações sociais e com elas novas formas de compra e venda de produtos e ideias. O fenômeno dos influencers – pessoas que angariaram status de celebridade por meio do aplicativo Instagram – começou a movimentar um mercado online a partir de postagens fotográficas, ao combinar a intimidade dessas pessoas com o patrocínio de empresas, exibindo marcas e propagandas dentro de perfis pessoais. A presente pesquisa busca identificar as novas formas de mercado dentro das redes sociais no Brasil, utilizando o aplicativo de fotografia Instagram como objeto de análise e tendo como recorte empírico os influenciadores de fitness. Queremos identificar as variáveis que ajudam a compor o sucesso desse aplicativo enquanto movimentador do mercado nas redes sociais, por intermédio de influencers. Os resultados apontam, em diálogo com a bibliografia, o papel da intimidade na fabricação desse mercado. Contudo, avançando um pouco mais na bibliografia, mapeamos o tipo de intimidade que é vendida, por meio do estudo da biografia de quatro importantes influencers, além de mapearmos os contratos e valores movimentados por esses agentes. Nossa inspiração teórica vem da sociologia econômica dos mercados e de conceitos de Bourdieu.

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Biografia do Autor

Maria Jardim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre Docente em Sociologia. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Luana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciências Sociais. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

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Publicado

06/26/2022

Como Citar

Jardim, M., & Di Pires, L. (2022). O Instagram como dispositivo de construção de mercado nas redes sociais: a intimidade distinta como variável central junto aos influenciadores de fitness. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 10(24), 144–175. https://doi.org/10.20336/rbs.855

Edição

Seção

Artigos