A teoria da ‘sociedade do espetáculo’ e os mass media: vetores ideológicos

Autores

  • Daniel Maurício Viana de Souza

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.85

Resumo

Discute acerca do condicionamento ideológico exercido pela,  assim denominada, sociedade do espetáculo nos processos e linguagens in- fo-comunicacionais concernentes aos  mass  media contemporâneos. Num primeiro momento, aborda a noção  de ‘espetáculo’ associando-a ao movimento situacionista e contextualizando-a na atualidade. Em seguida, argumenta sobre os acionamentos ideológicos que envolvem as práticas concernentes ao horizonte dos meios  de comunicação de massa. E por fim, analisa os vetores ideológicos a partir dos quais  se pode  destacar a ação ‘espetacular’ no âmbito mass  media especificamente.

Downloads

Publicado

11/10/2014

Como Citar

de Souza, D. M. V. (2014). A teoria da ‘sociedade do espetáculo’ e os mass media: vetores ideológicos. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(4), 249–272. https://doi.org/10.20336/rbs.85

Edição

Seção

Artigos