CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ "MULHERES EM UM MERCADO DE TRABALHO GLOBAL COM SEGREGAÇÃO POR GÊNERO"

05/20/2024

Para este dossiê convidamos pesquisadores e pesquisadoras que atualmente estejam desenvolvendo estudos de caso, análises estatísticas e outros tipos de pesquisa sobre os seguintes tópicos relacionados às mulheres em profissões dominadas por homens: i) barreiras de acesso e mecanismos de fechamento com base no gênero, ii) abandono de carreira; iii) mecanismos de enfrentamento; iv) equilíbrio entre família e vida pessoal; v) gravidez e maternidade; vi) assédio sexual; vii) efeitos estruturais em relação à segregação por gênero (tokenismo); viii) homens em empregos dominados por mulheres; ix) o impacto da economia de plataforma no setor de cuidados e trabalhos domésticos.

Este dossiê pretende reunir trabalhos que partilhem este objeto de estudo, a fim de proporcionar uma perspectiva mais abrangente do fenômeno da segregação ocupacional no contexto da economia globalizada.

Melissa Pimenta, Empar Bloise, Eva Figueroa

Organizadoras

 

***

As submissões ao dossiê deverão ser feitas na página da RBS (https://rbs.sbsociologia.com.br/) para a seção “Mulheres em um mercado de trabalho global”, até 10 de agosto de 2024 e deverão atender as Diretrizes para Autores.

Os artigos submetidos ao dossiê passarão por quatro etapas de avaliação. A primeira, de forma, realizada pela equipe editorial da revista, avaliará a adequação do manuscrito às Diretrizes para autores. Em caso de não adequação, os(as) autores(as) serão informados e a submissão arquivada. A segunda etapa será responsabilidade dos organizadores do dossiê, com o apoio da equipe editorial da RBS, que avaliarão a pertinência do manuscrito à ementa do dossiê e ao escopo da revista. Em caso de não adequação, será elaborado um parecer editorial que será enviado aos(às) autores(as) e a submissão será recusada. A terceira etapa consistirá na avaliação por pares duplo-cega dos manuscritos aprovados nas etapas anteriores. Submissões com pareceres negativos serão rejeitadas. Aquelas com recomendação de revisões, a critério dos organizadores do dossiê, poderão ser rejeitadas ou ter solicitada revisão, podendo, então, compor a lista para seleção final. Submissões com pareceres de aceitação farão parte da lista final para seleção dos manuscritos a incluir no dossiê.

Dentre as submissões aprovadas para incluir a lista final, serão selecionados dois manuscritos para integrar o dossiê. As restantes, a critério dos editores da RBS, poderão ser consideradas para publicação em outras edições da revista, na seção de submissões em fluxo contínuo, se for do interesse dos(as) autores(as).