CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ IMAGENS NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS E CONFLUÊNCIAS ENTRE A SOCIOLOGIA DIGITAL E A SOCIOLOGIA DAS IMAGENS

03/01/2024

Desde o século XIX, a [re]produção e a difusão de imagens por meio de aparatos mecânicos e eletrônicos participa das construções e transformações nas formas de ver, apresentar e reconhecer a “realidade”. Independentemente de finalidades comerciais ou políticas e de sua orientação moral, o uso de imagens cumpre importante papel na construção de narrativas da história: de filmes de propaganda nazista, passando por registros jornalísticos de eventos como a queda do Muro de Berlim, ou o atentado às Torres Gêmeas em Nova York. Mais do que uma questão sobre os modos socialmente constituídos de ver a realidade a partir de suas imagens, há que se considerar também as formas de “organizá-la”, ao classificar, hierarquizar e sequenciar elementos imageticamente captados dessa realidade. A questão se intensifica nos dias de hoje, em um contexto de conectividade permanente, com a ampliação do acesso à internet a partir da massificação de dispositivos e redes móveis.

Propondo diálogos entre os campos da Sociologia Digital e da Sociologia das Imagens, este dossiê reunirá ensaios e artigos das Ciências Sociais que abordem as imagens nas mídias digitais enquanto objetos de investigação constituintes da realidade tal como a conhecemos e vivenciamos, compreendendo as redes de significados que suas diversas modalidades mobilizam; como expressam relações de poder; as formas de valoração e legitimação que implicam, bem como os conflitos a elas inerentes, na construção social do real. Em um mundo crescentemente mediado pelas mídias digitais e pelo consumo acentuado do (audio)visual, mais do que simples ilustrações de outras problemáticas socioantropológicas, as imagens constituem, em si, problemática privilegiada, considerando, em sua elaboração e socialização, transformações de modos de ver a realidade, com implicações mais ou menos diretas na orientação de ações, em níveis macro e micro, diante desta realidade.

Convidamos, então, autores e autoras cujos textos abordem tanto imagens estáticas – fotográficas – quanto em movimento – filmes de variada extensão e fotografias animadas (GIFs) – sublinhando as implicações de novas tecnologias de comunicação e informação no uso, produção, difusão e consumo de imagens hoje. Privilegiam-se textos que abordem culturas contemporâneas das imagens e do audiovisual e a forma como elas afetam os modos com que as mídias digitais são utilizadas. Nisso, também interessam reflexões sobre como são desenvolvidos novos recursos, ferramentas e modismos nessas mídias que reforçam e renovam o uso de imagens. São bem-vindas desde questões sobre mudanças no processo de distribuição de conteúdo audiovisual, especialmente a partir de plataformas streaming, até questões relacionadas à produção individualizada de conteúdo por usuários de diferentes plataformas – Instagram, Youtube, TikTok etc. – abarcando a reflexão sobre as dimensões sociotécnicas das plataformas digitais no acesso a tais conteúdos, perpassando temas como a mediação algorítmica, a arquitetura das plataformas e a circulação das imagens em um ecossistema de plataformas.

 

Fernando Balieiro e Túlio Rossi

Organizadores

 

***

As submissões ao dossiê deverão ser feitas na página da RBS (https://rbs.sbsociologia.com.br/) para a seção “Imagens na era digital”, até 15 de maio de 2024 e deverão atender as Diretrizes para Autores.

Os artigos submetidos ao dossiê passarão por quatro etapas de avaliação. A primeira, de forma, realizada pela equipe editorial da revista, avaliará a adequação do manuscrito às Diretrizes para autores. Em caso de não adequação, os(as) autores(as) serão informados e a submissão arquivada. A segunda etapa será responsabilidade dos organizadores do dossiê, com o apoio da equipe editorial da RBS, que avaliarão a pertinência do manuscrito à ementa do dossiê e ao escopo da revista. Em caso de não adequação, será elaborado um parecer editorial que será enviado aos(às) autores(as) e a submissão será recusada. A terceira etapa consistirá na avaliação por pares duplo-cega dos manuscritos aprovados nas etapas anteriores. Submissões com pareceres negativos serão rejeitadas. Aquelas com recomendação de revisões, a critério dos organizadores do dossiê, poderão ser rejeitadas ou ter solicitada revisão, podendo, então, compor a lista para seleção final. Submissões com pareceres de aceitação farão parte da lista final para seleção dos manuscritos a incluir no dossiê.

Dentre as submissões aprovadas para incluir a lista final, serão selecionados dois manuscritos para integrar o dossiê. As restantes, a critério dos editores da RBS, poderão ser consideradas para publicação em outras edições da revista, na seção de submissões em fluxo contínuo, se for do interesse dos(as) autores(as).