A Revista Brasileira de Sociologia lança chamada aos Comitês de Pesquisa da SBS

15-05-2022

Chamada de artigos aos Comitês de Pesquisa

REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA - 2022

A Revista Brasileira de Sociologia – RBS vem desenvolvendo esforços para se consolidar e crescer entre os mais importantes periódicos do Brasil no campo das Ciências Sociais e, particularmente, da Sociologia. Mais do que isso, deseja acentuar cada vez mais seu vínculo institucional, marcando sua identidade como a revista da Sociedade Brasileira de Sociologia, pautando em suas edições os temas, debates e pesquisas que se destacam no âmbito dos eventos e Comitês de Pesquisa da SBS.

Nesse intuito, a RBS lança esta chamada, especialmente direcionada aos CPs da SBS, para que selecionem trabalhos recentes, que se destacam por sua qualidade, atualidade e abordagem inovadora, e recomendem sua submissão à revista Os trabalhos indicados seguirão um fluxo editorial diferenciado e célere. As condições para a indicação e submissão estão detalhadas a seguir.  

 

1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 Objetivo: A presente chamada tem por objetivo a integração entre as atividades dos Comitês de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Sociologia (CPs) e a Revista Brasileira de Sociologia – RBS, mediante a seleção e indicação de artigos, por parte dos CPs, para publicação na revista

1.2 Cronograma: Fluxo contínuo.

1.3 Público: Serão acolhidas com prioridade no processo de avaliação as submissões de artigos de autoria de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores com doutorado, atuantes na área de Sociologia e/ou Ciências Sociais em âmbito nacional e internacional que sejam enviadas via Comitês de Pesquisa da SBS.

2 DIRETRIZES

2.1 Os Comitês de Pesquisa, através de procedimentos de seleção interna, são convidados a submeter à Revista Brasileira de Sociologia artigos recomendados para publicação, que tenham potencial para suscitar debates em suas respectivas áreas de pesquisa.

2.1.1 Os artigos devem ser originais e oriundos de pesquisas empíricas ou debates teóricos e metodológicos e apresentar uma contribuição relevante para o avanço do conhecimento em seu campo.

2.1.2 Os Comitês de Pesquisa, em contato com o Comitê Editorial da Revista Brasileira de Sociologia – RBS, farão o convite a autores ou autoras dos trabalhos identificados e indicados e deverão sugerir pelo menos dois nomes de potenciais pareceristas para o processo de revisão por pares. A decisão final sobre os resultados dos pareceres e da publicação será da Editoria da revista.

2.1.3 As publicações dos artigos recomendados pelos CPs ocorrerão de acordo com o fluxo da revista, respeitando os procedimentos de avaliação interna e a política da revista de avaliação por pares.

2.1.4 Cada CP poderá indicar um artigo a cada quadrimestre. O Comitê Editorial da RBS reserva-se o direito de garantir a participação ampla e diversificada dos Comitês de Pesquisa da SBS, por isso, cada CP poderá publicar, no máximo, um (1) artigo por número da revista.

2.1.5 Serão publicados, no máximo, 3 artigos nesta modalidade por número.

2.1.6 No caso do aceite de artigos indicados em número que supere o espaço disponível para publicação previsto por edição, os Editores reservam-se o direito de, em contato com os autores e com os CPs, dividirem os artigos entre os números da revista, obedecendo as regras desta chamada.

2.1.7 Um mesmo CP não poderá publicar artigo em números seguidos da revista, sendo exigido o prazo mínimo de um número de intervalo.

2.1.8 O/A primeiro/a autor/a de cada artigo do dossiê deve ter titulação de doutor.

 

3 ENVIO DAS INDICAÇÕES PELOS CPs

As indicações devem ser enviadas para o e-mail rbsociologia@sbsociologia.com.br, com cópia para, lorenafleury@gmail.com, mauriciohoelz@gmail.com e  rodrigo.bordignon@ufsc.br.