Cultura, crítica e democratização: o estado da arte dos Estudos Culturais

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Autores/as

  • Adelia Miglievich-Ribeiro
  • Eliane Veras Soares
  • Paulo Gajanigo
  • Glauber Rabelo Matias

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.224

Resumen

Renato  Ortiz  (2004) alerta  para  o fato de que os Estudos Culturais no Brasil e fora dele  têm  características muito diferentes. Avalia  que,  na  academia bra- sileira, sua  penetração ainda hoje  se faz pelas  bordas. Contrariando parcial- mente este  diagnóstico, o GT Cultura, Crítica  e Democratização (SBS), tenta reposicionar, no campo de conhecimento, os Estudos Culturais que,  de uma presença mais sutil  e dispersa em variados grupos, conquista um espaço onde a sua  perspectiva epistemológico-política é central para  a sua  identificação. Ao relacionar cultura e poder, os Estudos Culturais atraem investigações em  torno das identidades, identificações e lutas  por reconhecimento, da hegemonia e da con- tra-hegemonia, da crítica ao capitalismo, das  vozes  subalternas, das  histórias silen- ciadas e das resistências, dos mass  media na democratização da sociedade, do fenô- meno  da polifonia e da interculturalidade, das tensões entre  modernidade e tradição, da tradução, do hibridismo e do devir  que promovem as modernidades entrelaçadas.

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Publicado

01-01-2018

Cómo citar

Miglievich-Ribeiro, A., Soares, E. V., Gajanigo, P., & Matias, G. R. (2018). Cultura, crítica e democratização: o estado da arte dos Estudos Culturais. Revista Brasileña De Sociología, 5(11). https://doi.org/10.20336/rbs.224