Medicalização da vida: uma análise sobre a psiquiatrização do campo educacional como estratégia biopolítica

Visualizações: 521

Autores/as

  • Karina Gomes Giusti

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.170

Resumen

O artigo  discute a psiquiatrização da  infância e sua  influência no  cotidiano escolar, evidenciando que  a medicalização de  comportamentos próprios da infância está  fortemente presente nas  instituições escolares, bem  como  nos discursos dos agentes educacionais. Nosso estudo mostra que a descrição dos comportamentos infantis em  termos biológicos e  neuroquímicos contribui para  a patologização da vida  e da infância. Tomando como  ponto de partida os estudos sobre  biopolítica da população de Michel Foucault e as reflexões de Peter  Conrad sobre  a expansão de categorias diagnósticas, o artigo  analisa em que  medida a infância capturada pelos  transtornos desloca a procura de soluções políticas e educativas para  o campo das  soluções biologizantes e medicalizantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

05-12-2016

Cómo citar

Giusti, K. G. (2016). Medicalização da vida: uma análise sobre a psiquiatrização do campo educacional como estratégia biopolítica. Revista Brasileña De Sociología, 4(8), 191–216. https://doi.org/10.20336/rbs.170