Bipolaridade rural no governo colombiano: Kaustky, Lenin e Chayanov, duas heranças, duas visões, dois campos
Visualizações: 202DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.124Resumen
Ainda e grande a influencia que têm Kautsky, Lenin e Chayanov nas visões e políticas de desenvolvimento rural na Colômbia. O governo colombiano tem optado por impulsionar dois tipos de politicas que se contradizem, o que podemos definir como “bipolaridade rural”. Por um lado, impulsa políticas próximas às ideias de Chayanov centradas no Desenvolvimento Rural com Enfoque Territorial onde a pequena unidade camponesa tem um papel central, como por exemplo a “Reforma Rural Integral” concordada nas conversações de paz na Havana. Por outro, políticas próximas aos pressupostos de Lenin e Kautsky, de impulso à grande agroindústria e que sentencia a pequena unidade camponesa ao desaparecimento, como por exemplo as “Zonas de Interés de Desarrollo Rural, Económico y Social” (ZIDRES).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).