Introdução Capitalismo de plataforma no contexto latino-americano
reconfigurações do trabalho e precariedade
Visualizações: 338DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.988Palavras-chave:
trabalho digital, flexibilização laboral, sociologia do trabalho, capitalismo de plataforma, uberizaçãoResumo
As reformas laborais ocorridas nas últimas décadas em vários países, no Norte e no Sul globais, armaram a cena e criaram o ambiente para a flexibilização do trabalho, abrindo uma avenida ao trabalho sem direitos. O capitalismo de plataforma emerge e navega nesse ambiente, não apenas se beneficiando mais diretamente de suas medidas de flexibilização de direitos, como também mais amplamente se apoiando nos argumentos que as informaram, com vistas à naturalização e justificação de seu modelo. A partir desses processos, proliferaram os estudos sobre o trabalho digital, no mundo, mas também no Brasil e na América Latina, envolvendo uma multiplicidade de abordagens e perspectivas teóricas. O dossiê que aqui apresentamos se justifica pela importância dos temas relativos ao “trabalho plataformizado” e às discussões sobre o futuro do trabalho e aos desmanches da “sociedade salarial”.
Downloads
Referências
Abílio, L. Uberização: do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Revista Psicoperspectivas: Individuo y Sociedad. Vol. 18, n. 3, p.1-11, 2019.
Amorim, H.; Cardoso, A. C. M.; Bridi, M. A. . Industrial platform capitalism : outsourcings, syntheses and resistances. Work organisation, labour & globalisation (print), v. 27, p. 17-46, 2023.
Bensusán, G. The transformation of the Mexican Labour Regulation Model and its link to North American economic integration. ILO Working Paper 15 (Geneva, ILO), 2020.
Lima, J; Bridi, M A. “Trabalho digital, emprego e flexibilização: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade”. vol.32 no.86. Salvador: Caderno CRH, 2019. pp 325-325.
Srnicek, N. Platform Capitalism. Cambridge/UK: Polity Press, 2017.
Véras de Oliveira. R. Capitalismo de plataforma e processo de informalização no Brasil: pontos para debate. In: Cardoso, A; Santos, F; Crivelli, E. (Org.). Trabalho em transe: raízes e efeitos políticos das mudanças no mundo do trabalho no Brasil São Paulo: Editora Contracorrente, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Véras de Oliveira, Maria Aparecida Bridi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).