O tema das migrações internacionais na Sociologia no Brasil
Visualizações: 1219DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.235Resumo
Este artigo discute o fenômeno das migrações internacionais no Brasil a partir de uma pers- pectiva sócio-histórica e sua relação com a sociologia no país. Para isso, dividimos o presente trabalho em duas grandes partes.Na primeira dela, retornamos à origem da própria história da sociologia no Brasil. Mostramos como o subcampo da sociologia da imigração teve grande importância nos debates nacionais e entre os principais cientistas sociais do século XX, tais como Florestan Fernandes, Eunice Durham, Ruth Cardoso ou Octavio Ianni. Na segunda parte, mostramos como o tema voltou ao primeiro plano do cenário nacional com a emigração de brasileiros para o exterior e com a chegada, nos últimos anos, de imigrantes do sul global. O texto termina apresentando os desafios do subcampo para a sociologia no Brasil na atualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01/01/2018
Como Citar
Cavalcanti, L., & de Oliveira, M. (2018). O tema das migrações internacionais na Sociologia no Brasil. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 6(12). https://doi.org/10.20336/rbs.235
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).