Cultura, crítica e democratização: o estado da arte dos Estudos Culturais
Visualizações: 898DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.224Resumo
Renato Ortiz (2004) alerta para o fato de que os Estudos Culturais no Brasil e fora dele têm características muito diferentes. Avalia que, na academia bra- sileira, sua penetração ainda hoje se faz pelas bordas. Contrariando parcial- mente este diagnóstico, o GT Cultura, Crítica e Democratização (SBS), tenta reposicionar, no campo de conhecimento, os Estudos Culturais que, de uma presença mais sutil e dispersa em variados grupos, conquista um espaço onde a sua perspectiva epistemológico-política é central para a sua identificação. Ao relacionar cultura e poder, os Estudos Culturais atraem investigações em torno das identidades, identificações e lutas por reconhecimento, da hegemonia e da con- tra-hegemonia, da crítica ao capitalismo, das vozes subalternas, das histórias silen- ciadas e das resistências, dos mass media na democratização da sociedade, do fenô- meno da polifonia e da interculturalidade, das tensões entre modernidade e tradição, da tradução, do hibridismo e do devir que promovem as modernidades entrelaçadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01/01/2018
Como Citar
Miglievich-Ribeiro, A., Soares, E. V., Gajanigo, P., & Matias, G. R. (2018). Cultura, crítica e democratização: o estado da arte dos Estudos Culturais. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 5(11). https://doi.org/10.20336/rbs.224
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).