Desempenho universitário no Brasil: estudo sobre desigualdade educacional com dados do ENADE 2014

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Autores

  • Neylson João Batista Filho Crepalde
  • Leonardo Souza Silveira

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.155

Resumo

O ensino superior brasileiro passou por etapas de expansão e diversificação ao longo das últimas duas décadas. A literatura sociológica, por sua vez, demonstra que as desigualdades educacionais podem estar associadas a diferentes níveis, a saber, individual e institucional. O presente trabalho analisa como se comportam estas desigualdades com relação ao desempenho dos alunos quando investigadas de forma desagregada por cursos de nível superior e quando controladas por instituição. Além disso, investigamos ainda a diferença de desempenho dos alunos de instituições de categorias administrativas diferentes considerando o “efeito escola”. Para tanto, usamos os dados do Enade 2014 e estimamos modelos lineares por mínimos quadrados ordinários e modelos hierárquicos. Nossos principais achados podem ser resumidos da seguinte forma: 1) o efeito das escolas sobre o desempenho dos alunos supera as diferenças de desempenho por sexo, raça e renda familiar; 2) as desigualdades se comportam de maneira distinta em cada curso chegando, algumas, a desaparecer.

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Publicado

07/01/2016

Como Citar

Crepalde, N. J. B. F., & Silveira, L. S. (2016). Desempenho universitário no Brasil: estudo sobre desigualdade educacional com dados do ENADE 2014. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 4(7), 211–240. https://doi.org/10.20336/rbs.155