Ética e regramento em pesquisa nas ciências humanas e sociais
Visualizações: 288DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.96Resumo
O artigo analisa concepções em que se sustentam propostas de regu- lamentação da ética em pesquisa a partir da perspectiva biomédica e alguns de seus desdobramentos e conflitos no campo das ciências humanas e sociais. O material analisado consiste de um conjunto de documentos produzidos na esteira ou em resposta às resoluções CSN 196/96 e CSN 466/12, que regulamentam a ética em pesquisa cientí- fica no Brasil. A análise aponta a centralidade do conceito de risco na arquitetura regulatória; antagonismos quanto à existência de um único marco regulatório; combate ideológico em torno de dispositi- vos de avaliação e controle da atividade de pesquisa; denúncia da hegemonia biomédica na condução das ações reguladoras: elementos destacados, entre outros, no campo de debates e disputas instaurado pelas resoluções citadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).