A ética em pesquisa transfigurada em campo de poder: notas sobre o sistema CEP/CONEP
Visualizações: 772DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.94Resumo
A atuação crítica de pesquisadores e associações científicas das ciên- cias humanas e sociais em relação à regulamentação da ética em pes- quisa no Brasil pela Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saú- de, levou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), centro regulador do sistema, levou a reconhecer a necessidade de elaboração de regulamentação específica para essas ciências. A Conep iniciou o processo, em curso, de elaboração desta regulamentação em agosto de 2013 com a criação de um grupo de trabalho para este fim, do qual participam representantes das associações dessas áreas. Busco aqui registrar, de um lado, as tensões e entraves nesse processo e as práti- cas de poder pelas quais a Conep afirma-se indevidamente como re- gulador da ética em pesquisa em todos os campos do conhecimento; de outro, as perspectivas abertas para as ciências humanas e sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/05/2015
Como Citar
Sarti, C. (2015). A ética em pesquisa transfigurada em campo de poder: notas sobre o sistema CEP/CONEP. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 3(5), 79–96. https://doi.org/10.20336/rbs.94
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).