Entre fronteiras
saberes, militância e circulação acadêmica na trajetória de Helena Hirata
Visualizações: 15DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.1177Palavras-chave:
circulação intelectual Brasil-França, ditadura militar e perseguição de acadêmicos, exílio político em França, circulação intelectual assimétricaResumo
Helena Hirata, renomada socióloga brasileira, Diretora de Pesquisa do Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS), na França, com destacada produção nas áreas de sociologia do trabalho e de estudos de gênero, é aqui entrevistada por Maira Abreu e Eduardo Dimitrov. A entrevista tem por foco a circulação entre Brasil e França de pessoas, ideias e pesquisas – atravessada pela densa interconexão entre redes acadêmicas e militantes. A trajetória de Hirata, marcada pelo exílio político na França nos anos 1970, evidencia como os vínculos forjados no campo da militância – feminista, socialista, antiautoritária – se entrelaçaram à sua inserção e consolidação no meio acadêmico.
Downloads
Referências
Arantes, Paulo E. (1994). Um departamento francês de ultramar. Paz e Terra.
Bosi, Ecléa. (2021). Cultura de massa e cultura popular: Leituras de operárias. Editora Vozes.
Guimarães, Nadya A. et al. (2009). Desemprego, uma construção social: São Paulo, Paris e Tóquio (1. ed.). Argvmentvm; Universidade de São Paulo.
Hardacre, Helen et al. (2021). Japanese Constitutional Revisionism and Civic Activism. Rowman & Littlefield. DOI: https://doi.org/10.5771/9781793609052
Hirata, Helena. (1979). Le Rôle de l’état dans les pays dits “sous-développés” : le cas du Brésil [Tese de Doutorado em Sociologia]. Université de Paris VIII.
Piettre, André. (1969). Marxismo. Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Hirata, Maira Abreu, Eduardo Dimitrov

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






