Condicionantes do recrutamento de brasileiros no espaço universitário francês

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DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1106

Palavras-chave:

circulação internacional, relações centro-periferia, acadêmicos brasileiros, inserção profissional, espaço universitário francês

Resumo

Este artigo investiga as modalidades de inserção profissional de professores brasileiros em instituições de ensino superior francesas. Com base em estatísticas nacionais, entrevistas semidiretivas e currículos de pesquisadores advindos do Brasil que alcançaram um posto docente na grande área das ciências humanas e sociais, busca-se apreender as condições sociais dessa circulação internacional bem-sucedida e as especificidades dos cargos ocupados no país com o qual o Brasil mantém um dos mais antigos e recorrentes vínculos de cooperação científica. Malgrado a valorização crescente da internacionalização e da diversidade no sistema de ensino superior, os primeiros resultados de uma pesquisa em curso mostram que os modelos de construção da carreira e o histórico das admissões são amplamente condicionados pelo peso da tradição nacional nas ciências humanas e sociais, assim como pela posição desvalorizada do Brasil na divisão internacional do trabalho universitário.

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Biografia do Autor

Jéssica Ronconi, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em sociologia no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique, na École de Hautes Études en Sciences Sociales, e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo.

Carolina Martins Pulici, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Entrevistas

Entrevista nº 1 (1h25min) realizada em 21 de novembro de 2023 com professor universitário na área de letras, em café na banlieue de Paris.

Entrevista nº 2 (02h44min) realizada em 12 de janeiro de 2024 com pesquisador de agência nacional de pesquisa na área de sociologia, em seu escritório no centro de Paris.

Entrevista nº 3 (02h02min) realizada em 19 de janeiro de 2024 com professora universitária na área da educação em sala reservada por mim no centro de Paris.

Entrevista nº 4 (1h12min) realizada em 12 de dezembro de 2023 com professora universitária em português em cafeteria de universidade na banlieue de Paris.

Entrevista nº 5 (1h27min) realizada em 21 de novembro de 2023 com editora de revista científica em seu escritório, na banlieue norte de Paris.

Entrevista nº 6 (01h42min) realizada em 01 de julho de 2024 com professora universitária em estudos civilizatórios, em café em Lyon.

Entrevista nº 7 (02h29min) realizada em 20 de janeiro de 2025 com pesquisadora de agência nacional de pesquisa na área das ciências humanas, em café em banlieue sul de Paris.

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Publicado

12/18/2025

Como Citar

Ronconi, J., & Pulici, C. M. (2025). Condicionantes do recrutamento de brasileiros no espaço universitário francês. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13, e-rbs.1106. https://doi.org/10.20336/rbs.1106

Edição

Seção

Dossiê Circulação intelectual entre França e Brasil