Introdução Capitalismo de plataforma no contexto latino-americano

reconfigurações do trabalho e precariedade

Autores

Palavras-chave:

trabalho digital, flexibilização laboral, sociologia do trabalho, capitalismo de plataforma, uberização

Resumo

As reformas laborais ocorridas nas últimas décadas em vários países, no Norte e no Sul globais, armaram a cena e criaram o ambiente para a flexibilização do trabalho, abrindo uma avenida ao trabalho sem direitos. O capitalismo de plataforma emerge e navega nesse ambiente, não apenas se beneficiando mais diretamente de suas medidas de flexibilização de direitos, como também mais amplamente se apoiando nos argumentos que as informaram, com vistas à naturalização e justificação de seu modelo. A partir desses processos, proliferaram os estudos sobre o trabalho digital, no mundo, mas também no Brasil e na América Latina, envolvendo uma multiplicidade de abordagens e perspectivas teóricas. O dossiê que aqui apresentamos se justifica pela importância dos temas relativos ao “trabalho plataformizado” e às discussões sobre o futuro do trabalho e aos desmanches da “sociedade salarial”.

Referências

Abílio, L. Uberização: do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Revista Psicoperspectivas: Individuo y Sociedad. Vol. 18, n. 3, p.1-11, 2019.

Amorim, H.; Cardoso, A. C. M.; Bridi, M. A. . Industrial platform capitalism : outsourcings, syntheses and resistances. Work organisation, labour & globalisation (print), v. 27, p. 17-46, 2023.

Bensusán, G. The transformation of the Mexican Labour Regulation Model and its link to North American economic integration. ILO Working Paper 15 (Geneva, ILO), 2020.

Lima, J; Bridi, M A. “Trabalho digital, emprego e flexibilização: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade”. vol.32 no.86. Salvador: Caderno CRH, 2019. pp 325-325.

Srnicek, N. Platform Capitalism. Cambridge/UK: Polity Press, 2017.

Véras de Oliveira. R. Capitalismo de plataforma e processo de informalização no Brasil: pontos para debate. In: Cardoso, A; Santos, F; Crivelli, E. (Org.). Trabalho em transe: raízes e efeitos políticos das mudanças no mundo do trabalho no Brasil São Paulo: Editora Contracorrente, 2023.

Downloads

Publicado

02/05/2024

Como Citar

Véras de Oliveira, R. ., & Bridi, M. A. (2024). Introdução Capitalismo de plataforma no contexto latino-americano: reconfigurações do trabalho e precariedade. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(29), 5–13. Recuperado de https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/988