Razões militantes em primeira pessoa

análise de práticas de ativismo político no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.860

Palavras-chave:

Ativismo digital; Ativismo individualizado; Política digital; Redes sociais digitais. Etnografia digital.

Resumo

Trata-se de estudo com o objetivo de analisar o ativismo político digital no Facebook, praticado diretamente por cidadãos ativos nas mídias sociais, sem o patrocínio de um coletivo ou instituição. A metodologia consiste em etnografia digital e 30 entrevistas com cidadãos engajados no Facebook, com o objetivo de avaliar suas razões militantes, autopercepções sobre suas práticas ativistas, seus interesses e motivações. As conclusões mostram que, apesar de apresentarem perfis diferenciados, os interagentes compartilham um conjunto de estratégias e modos de ação política no Facebook. As estratégias compartilhadas são as seguintes: empoderamento individual, narcisismo cognitivo, reciprocidade cognitiva, usos e gratificações, reforço do capital social.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999). Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Referências

Abreu, Demetrius L. de, & Leite, Jáder F. (2016). Protestos de junho 2013 no Brasil: novos repertórios de confronto. Revista Polis e Psique, 6(3), 12-35.

Acosta Valencia, Gladys Lucia. (2012) Gestión de pasiones y polarización en las redes sociales. Un análisis del aplicativo Grupos en Facebook. Discurso & Sociedad, 6(4), 684-719.

Almeida, Juliana C. (2018). O reflexo de Narciso nas águas da internet: consumo e narcisismo nas sociabilidades em rede. Appris.

Almeida, Raquel de Q. (2018). Fake news: arma potente na batalha de narrativas das eleições 2018. Ciência e Cultura, 70(2), 9-12. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200004

Alonso, Angela. (2012). Repertório, segundo Charles Tilly: história de um conceito. Sociologia & Antropologia, v.2, n.3, p.21-41, 2012.

Altheide, David L., & Snow, Robert P. (2019). Media worlds in the postjournalism era. Routledge.

Altieri, Luigia & Cifaldi, Gianmarco. (2018) Big data, privacy and information security in the European Union. Society & Society Work Review, 2(1), 56-69.

Aquino, Alexandre R., & Assis, Maria de F. P. (2016). Narcisismo: subjetividades contemporâneas. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 6(2), 306-318.

Azevedo, Livia G.N.G. et al. (2015). Experimentação política da amizade em comunidades da internet a partir da teoria dos afetos de Espinosa. Psicologia USP, 26(2), 208-220.

Barajas, Karina B., & Carreño, Nohemí P. (2019). Desafíos de la etnografía digital en el trabajo de campo onlife. Virtualis, 10(18), 134-151.

Barassi, Veronica. (2016). Activism on the web: Everyday struggles against digital capitalism. Routledge.

Barbosa, Caroline G., Campos, Erico B. V., & Neme, Carmen M. B. (2021). Narcisismo e desamparo: algumas considerações sobre as relações interpessoais na atualidade. Psicologia USP, 32, 1-10. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190014

Barros, Antonio Teixeira de (2018). Juventude e poder político local: a percepção e o discurso de jovens sobre as eleições municipais de 2016. Sociedade e Estado, 33(3), 849-886.

Barros, Antonio Teixeira de (2016). Educação e legislação: desafios para o aprendizado político e a cultura democrática. Educação & Sociedade, 37(136), 861-872.

Barros, Antonio Teixeira de (2015). O projeto de transparência do Senado Federal: entre a accountability e a propaganda política. Sociologias, 17(39), 338-368. https://doi.org/10.1590/15174522-017003913

Barros, Antonio. Teixeira de et al. (2021). Do egocasting aos gabinetes digitais: o uso de lives, stories e podcasts pelos deputados federais brasileiros. Contextualizaciones Latinoamericanas, 2(25), 7-23.

Beck, Ulrich (1997). The reinvention of politics. Polity Press.

Bene, Marton. (2017). Influenced by peers: Facebook as an information source for young people. Social Media + Society, 3(2), 20-56.

Bennett, W. Lance, & Livingston, Steven. (2018). The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European journal of communication, 33(2), 122-139.

Bennett, W. Lance, & Segerberg, Alexandra. (2013). The logic of connective action: digital media and the personalization of contentious politics. Cambridge University Press.

Bennett, W. Lance, Segerberg, Alexandra, & Walker, Shawn. (2014). Organization in the crowd: peer production in large-scale networked protests. Information, Communication & Society, 17(2), 232-260.

Bennett, W. Lance, Segerberg, Alexandra, & Knüpfer, Curt B. (2018). The democratic interface: Technology, political organization, and diverging patterns of electoral representation. Information, Communication & Society, 21(11), 1655-1680.

Boellstorff, Tom. (2012). Rethinking digital anthropology. In H. Horst & D. Miller (ed.), Digital anthropology (p. 39-60). Berg Publishers.

Borba, Julian. (2012). Participação política: uma revisão dos modelos de classificação. Sociedade e Estado, 27(2), 263-288. https://doi.org/10.1590/S0102-69922012000200004

Boulianne, Shelley. (2019). Revolution in the making? Social media effects across the globe. Information, communication & society, 22(1), 39-54.

Boutyline, Andrei, & Willer, Robb (2017). The social structure of political echo chambers: Variation in ideological homophily in online networks. Political Psychology, 38(3), 551-569.

Bracciale, Rosella, & Rega, Roberta (2016). Political Information on Twitter: #elezioni2013 and the role of gatekeeper citizens. In O. Luego (ed.), Political communication in times of crisis (p. 209-226). Logos Verlag.

Brandtzaeg, Petter B. (2017). Facebook is no “great equalizer”. A big data approach to gender differences in civic engagement across countries. Social Science Computer Review, 35(1), 103-125. https://doi.org/10.1177/0894439315605806

Breuer, Anita, & Groshek, Jacob. (2014). Online media and offline empowerment in post-rebellion Tunisia: An analysis of Internet use during democratic transition. Journal of Information Technology & Politics, 11(1), 25-44. http://dx.doi.org/10.1080/19331681.2013.850464

Bruns, Axel. (2018). Gatewatching and news curation: journalism, social media, and the public sphere (Digital Formations, Vol. 113). Peter Lang.

Carneiro, Thiago L., Torres, Cláudio V., & Ekman, Joakim (2017). Participação política no Brasil e na Suécia: o papel dos estereótipos e do contágio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(esp.), 1-11. https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne223

Casaqui, Vander (2016). Esboços e projetos da sociedade empreendedora: mundo conexionista, sociabilidade e consumo. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 23(3), ID22654.

Castãneda, Marcelo (2018). Repertórios de ação em uma esfera pública interconectada: as campanhas da Avaaz. Antropolítica, 1(42). https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a47087

Casteltrione, Isidoropaolo. (2016). Facebook and political participation: virtuous circle and participation intermediaries. Interactions: Studies in Communication & Culture, 7(2), 177-196. https://doi.org/10.1386/iscc.7.2.177_1

Castillo-Torres, Daniel, Núñez-Pacheco, Rosa, & López-Pérez, Blanca E. (2019). Aportes metodológicos de la etnografía digital latinoamericana basados en World of Warcraft. Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía, 4(1), 11-23. https://doi.org/10.29112/ruae.v4.n1.2.

Choi, Yeon-Tae, & Kwon, Gyeong-Hoan (2019). New forms of citizen participation using SNS: an empirical approach. Quality & Quantity, 53(1), 1-17.

Coleman, James Samuel. (2001). Capital social y creación de capital humano. Zona Abierta, 94, 47-81.

Colleoni, Elanor, Rozza, Alessandro, & Arvidsson, Adam. (2014). Echo chamber or public sphere? Predicting political orientation and measuring political homophily in Twitter using big data. Journal of Communication, 64(2), 317-332. https://doi.org/10.1111/jcom.12084

Costa, Jurandir F. (1984). Violência e psicanálise. Graal.

Dahlgren, Peter (2005). The Internet, public spheres, and political communication: Dispersion and deliberation. Political Communication, 22(2), 147-162.

De Blasio, Emiliana, & Selva, Donatella. (2016). Why choose open government? Motivations for the adoption of open government policies in four European countries. Policy & Internet, 8(3), 225-247.

De Jong, Anna (2017). Rethinking activism. Social & Cultural Geography, 18(6), 851-868.

Di Felice, Massimo, Roza, Erick, & Pereira, Eliete. (2019). Net-Ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Papirus.

Duarte, André (2011). Hannah Arendt e o pensamento ‘da’ comunidade: notas para o conceito de comunidades plurais. O que nos faz pensar, 20(29), 21-40.

Dubois, Elizabeth, & Blank, Grant (2018). The echo chamber is overstated: the moderating effect of political interest and diverse media. Information, Communication & Society, 21(5), 729-745. https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1428656

Earl, Jennifer, & Kimport, Katrina (2011). Digitally enabled social change: activism in the internet age. The MIT Press, 2011.

Flaxman, Seth, Goel, Sharad, & Rao, Justin M. (2016). Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption. Public Opinion Quarterly, 80(51), 298-320.

Fernback, Jan (1997). The individual within the collective: virtual ideology and the realization of collective principles. In S. Jones (Ed.), Virtual culture: identity and communication in cybersociety (p. 36-50). Sage.

Ferraz, Claudia P. (2019). A etnografia digital e os fundamentos da antropologia para estudos qualitativos em mídias online. Aurora: Revista de Arte, Mídia e Política, 12(35), 46-69.

Fialho, Fabricio M. (2008). As múltiplas definições do capital social. Revista de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais - BIB, (65), 71-87.

Foregger, Sarah K. (2008). Uses and gratifications of Facebook.com [Tese de doutorado, Michigan State University].

Fortunati, Leopoldina (2014). Media between power and empowerment; can we resolve this dilemma? The Information Society, 30(3), 169-183.

Franco, Marilda M. S., & Almeida Filho, José Carlos P. de. (2009). O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Revista desempenho, 10(1), 4-22.

Freitas, Christiana S. de (2002). O capital tecnológico-informacional. Estudos de Sociologia, 1(8), 163-183.

Fuks, Mario, & Casalecchi, Gabriela A. (2019). Expandindo o conceito de competência política: conhecimento político e atitudes democráticas na América Latina. Revista de Sociologia e Política, 26(68), 61-74. https://doi.org/10.1590/1678987318266802

Gebera, Osbaldo W. T. (2008). La netnografía: un método de investigación en Internet. Educar, 42, 81-93.

Giddens, Anthony (2010). A política da mudança climática. Zahar.

Gomes, Elias E., & Setton, Maria da G. J. (2016). Marketing e educação política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura. Educação & Realidade, 41, 853-872.

Grieve, Rachel et al. (2013). Face-to-face or Facebook: can social connectedness be derived online? Computers in Human Behavior, 29(3), 604-609.

Guess, Andrew, Nagler, Jonathan, & Tucker, Joshua. (2019). Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on Facebook. Science Advances, 5(1), 45-86.

Heiss, Raffael, Schmuck, Desiree, & Matthes, Jörg (2018). What drives interaction in political actors’ Facebook posts? Profile and content predictors of user engagement and political actors’ reactions. Information, Communication & Society, 22(10), 1-17. https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1445273

Hine, Christine (2017a). From virtual ethnography to the embedded, embodied, everyday internet. In L. Hjort et al. (Ed.), The Routledge companion to digital ethnography (p. 47-54). Routledge.

Hine, Christine (2017b). Ethnographies of online communities and social media: Modes, varieties, affordances. The Sage handbook of online research methods, 2, 401-415.

Hodkinson, Paul. (2017). Bedrooms and beyond: Youth, identity and privacy on social network sites. New Media & Society, 19(2), 272-288.

Hoffmann, Christian Peter, Lutz, Christoph, Müller, Severina, & Meckel, Miriam. (2017). Facebook Escapism and Online Political Participation. In: Proceedings of the 8th International Conference on Social Media & Society. ACM, p. 41.

Horst, Heather A., & Miller, Daniel (2020). Digital anthropology. Routledge.

Hostmidia. As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil em 2021. https://www.hostmidia.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas/

Jordão, Alexandre A. (2007). Novas subjetividades: narcisismo defensivo. Cad. Psicanal., 29 (20), 45-62.

Juris, Jeffrey S. (2012). Reflections on #Occupy Everywhere: social media, public space, and emerging logics of aggregation. American Ethnologist, 39(2), 87-09.

Kalsnes, Bente, & Larsson, Anders O. (2018). Understanding news sharing across social media: Detailing distribution on Facebook and Twitter. Journalism Studies, 19(11), 1669-1688.

Krasnova, Hannah, Wenninger, Helena, Widjaja, Thomas, & Buxmann, Peter. (2013). Envy on Facebook: A hidden threat to users’ life satisfaction? In Proceedings of the 11th International Conference on Wirtschaftsinformatik.

Lapa, Andrea. (2015). Poder e empoderamento na cultura digital. Em Aberto, 28(94), 222-227.

Larsson, Anders O. (2018). “I Shared the News Today, oh Boy” News provision and interaction on Facebook. Journalism Studies, 19(1), 43-61.

Lasch, Christopher. (1983). A cultura do narcisismo. Imago.

Leitão, Débora K.; Gomes, Laura Graziela (2018). Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões. Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia, 1(42), 41-65.

Maireder, Axel, Weeks, Brian E.; Gil de Zúñiga, Homero, & Schlögl, Stephan. (2017). Big data and political social networks: Introducing audience diversity and communication connector bridging measures in social network theory. Social Science Computer Review, 35(1), 126-141.

Marichal, José. (2018). Facebook democracy: The architecture of disclosure and the threat to public life. Taylor & Francis.

Marzochi, Samira F., & Balieiro, Fernando de F. (2021). Muralha de espelhos: o narcisismo político nas plataformas digitais. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, 9(23), 121-148.

Mascheroni, Giovanna, & Murru, Maria Francesca. (2017). “I Can Share Politics But I Don’t Discuss It”: Everyday Practices of Political Talk on Facebook. Social Media+ Society, 3(4), 205-217.

Mattoni, Alice, & Treré, Emiliano (2014). Media practices, mediation processes, and mediatization in the study of social movements. Communication Theory, 24(3), 252-271.

Mendonça, Ricardo F., Freitas, Fernando V., & Oliveira, Wesley Matheus (2014). Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. Análise Social, 49(211), 244-271.

Mezzomo, Frank Antonio, Dos Anjos, Brandon L., & Pataro, Cristina S. (2020). Os usos do Facebook em campanhas eleitorais. Compolítica, 10(2), 109-136.

Metz, Manon; Kruikemeier, Sanne, & Lecheler, Sophie. (2019). Personalization of politics on Facebook: examining the content and effects of professional, emotional and private self-personalization. Information, Communication & Society, 23(10).

Miller, Daniel (2018). Digital Anthropology. Cambridge Encyclopedia of Anthropology. http://doi.org/10.29164/18digital

Miskolci, Richard (2017). Desejos digitais, Autêntica Editora.

Mitozo, Isabele B.; Massuchin, Michele G., & Carvalho, Fernanda C. (2017). Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014. Opinião Pública, 23(2), 459-484.

Murta, Felipe et al. (2017). Eleições e mídias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Compolítica, 7(1), 47-72.

O’Donnell, Guillermo. (2010). Democracy, agency, and the state: theory with comparative intent. Oxford Studies in Democratization. Oxford Academic.

Papacharissi, Zizi. (2015). Affective publics: Sentiment, technology, and politics. Oxford University Press.

Papacharissi, Zizi, & Mendelson, Andrew. (2010). Toward a new (er) sociability: uses, gratifications and social capital on Facebook. In S, Papathanassopoulos. Media perspectives for the 21st century (p. 212-230). Routledge.

Pavesi, Patrícia P. & Valentim, Julio (2019). Emoção e polarização nas e pelas redes digitais: a gestão de repertórios afetivos por públicos em rede. Sinais: Revista de Ciências Sociais, 2(23), 98-127.

Pereira, Samira Cristina S., & Mendes, Sérgio P. C. (2020). Um debate sobre o campo online e a etnografia virtual. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 21, 196-212.

Pérez, Maria Amor, & Delgado, Águeda (2017). Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores. Lumina, 11(1).

Petitat, André. (2011). Educação difusa e relação social. Educação & Realidade, 36(2), 365-377.

Peyton, Tamara. (2013). Emotion to Action? Deconstructing the ontological politics of the “like” button. In T. Benski, & E. Fisher. Internet and Emotions (p. 127-142). Routledge.

Plesner, Ursula, & Phillips, Louise (2014). Researching virtual worlds: Methodologies for studying emergent practices. Routledge.

Pink, Sarah (2016). Digital ethnography. In S. Kubitschko, & A. Kaun. Innovative Methods in Media and Communication Research (p. 161-165). Palgrave MacMillan Cham.

Pond, Philip; Lewis, Jeff (2019). Riots and Twitter: connective politics, social media and framing discourses in the digital public sphere. Information, Communication & Society, 22(2), 213-231.

Quan-Haase, Anabel, & Young, Alyson. L. (2010). Uses and gratifications of social media: A comparison of Facebook and instant messaging. Bulletin of Science, Technology & Society, 30(5), 350-361.

Quattrociocchi, Walter, Scala, Antonio, & Sunstein, Cass R. (2016). Echo chambers on Facebook. The Social Science Research Network. Havard University. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2795110

Ranchordás, Sofia. (2017). Digital agoras: democratic legitimacy, online participation and the case of Uber-petitions. The Theory and Practice of Legislation, 5(1), 31-54.

Rega, Rossella. (2013). Culture partecipative e nuovo engagement. Sociologia della comunicazione, 46, 131-149.

Ribeiro, Edinaldo, Borba, Julian, & Hansen, Jaqueline. (2019). Internet e ativismo político na América Latina e Caribe: Recursos individuais e oportunidades de acesso. Civitas, 19(1), 261-280. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.1.30332

Roberts, Steven et al. (Eds.). (2016). Digital methods for social science: An interdisciplinary guide to research innovation. Palgrave MacMillan.

Rocha, Ana Luiza C., & Eckert, Cornelia (2016). Antropologia em outras linguagens: considerações para uma etnografia hipertextual. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31(90), 71-85.

Rocha, Leonardo C., & Braga, Sergio S.. (2015). Novas mídias e partidos políticos: ação política das instituições partidárias brasileiras na internet. Anuário Unesco / Metodista de Comunicação Regional, 17(17), 209-221.

Rosen, Christine. (2008). The Age of Egocasting. The New Atlantis, 7, 51-72.

Safatle, Vladimir (2016). O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Cosac & Naif.

Sawicki, Danieli P., & Storti, Adriana T. (2016). Marketing pessoal e marca pessoal: um olhar teórico sobre a importância e principais conceitos. Perspectiva, 40(150), 27-38.

Sibilia, Paula. (2008). O show do Eu. A intimidade como espetáculo. Nova Fronteira.

Silveira, Paulo (1990). Narcisismo: sintoma social? Tempo Social, 2(2), 129-144.

Silveira, Sergio A. (2010). Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista Usp, 86, 28-39.

Sheldon, Kennon M., & Abad, Neetu, & Hinsch, Christian. (2011). A two-process view of Facebook use and relatedness need-satisfaction: Disconnection drives use, and connection rewards it. Journal of Personality and Social Psychology, 100(4), 766-775.

Siqueira, Mirlene Maria. M. (2005). Esquema mental de reciprocidade e influências sobre afetividade no trabalho. Estudos de Psicologia, 10(1), 83-93.

Smock, Andrew D., Ellison, Nicole B., Lampe, Cliff, & Wohn, Donghee Y. (2011). Facebook as a toolkit: A uses and gratification approach to unbundling feature use. Computers in Human Behavior, 27(6), 2322-2329.

Terra, Carolina F. (2017). Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Communicare, 17(Esp.), 80-101.

Terra, Carolina F. (2009). Usuário-mídia: o quinto poder. Um estudo sobre as influências do internauta na comunicação organizacional. Anais do 3º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas–Abrapcorp, III. São Paulo, 12 a 15 de outubro de 2009.

Tilly, Charles (2006). Regimes and repertoires. University of Chicago Press.

Toepfl, Florian. (2018). From connective to collective action: internet elections as a digital tool to centralize and formalize protest in Russia. Information, Communication & Society, 21(4), 531-547.

Van Laer, Jeroen & Van Aelst, Peter (2010). Internet and social movement action repertoires: Opportunities and limitations. Information, Communication & Society, 13(8), 1146-1171.

Vasconcellos, Maria Cristina G. (2014). Narciso à procura de sua imagem no espelho: algumas reflexões sobre o narcisismo na atualidade. Rev. Psicanal, 21(3), 661-674.

Vitorino, Elizete V., & Piantola, Daniela. (2011). Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, 40(1), 99-110.

Vromen, Ariadne, Loader, Brian D., Xenos, Michael A., & Bailo, Francesco (2016). Everyday making through Facebook engagement: Young citizens’ political interactions in Australia, the United Kingdom and the United States. Political Studies, 64(3), 513-533.

Wanderley, Alexandre A. R. (1999). Narcisismo contemporâneo: uma abordagem laschiana. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 9(2), 31-47.

Williams, Hywell T. P., McMurray, James, R., Kurz, Tim, & Lambert, F. Hugo. (2015). Network analysis reveals open forums and echo chambers in social media discussions of climate change. Global Environmental Change, 32, 126-138.

Willson, Michele. (2014). The politics of social filtering. Convergence, 20(2), 218-232.

Zuckerberg, Randi. (2010). Accidental activists: Using Facebook to drive change. Journal of International Affairs, 64(1), 177-180.

Downloads

Publicado

10/25/2022

Como Citar

Barros, A. T. de. (2022). Razões militantes em primeira pessoa: análise de práticas de ativismo político no Facebook. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 10(25). https://doi.org/10.20336/rbs.860

Edição

Seção

Artigos