Da Sociologia para a Sociologia Educacional: história, currículo e professores na Escola Normal do Distrito Federal (1928-1936)
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https://doi.org/10.20336/rbs.967Palavras-chave:
Curso Normal, História das disciplinas Escolares, Ensino de SociologiaResumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa na qual identificamos e analisamos aspectos históricos da trajetória da disciplina escolar Sociologia, na Escola Normal do Distrito Federal, atual Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O objetivo do artigo foi construir, a partir das fontes investigadas, uma versão histórica sobre a inserção da disciplina Sociologia numa instituição específica. O recorte temporal adotado foi o período de 1928 a 1936, no qual a disciplina foi introduzida no currículo pela reforma empreendida por Fernando de Azevedo em 1928. A metodologia adotada foi a análise documental das fontes encontradas no acervo do Centro de Memória da Educação Brasileira, localizado no ISERJ. Dialogamos com referenciais teóricos e metodológicos dos campos do ensino de sociologia e da história da educação, especialmente a tradição inglesa da história das disciplinas escolares, referenciada na obra de Goodson (1993, 1995, 1997, 2008). Identificamos aspectos relacionados à introdução da Sociologia nos programas da instituição, os conteúdos a serem ensinados, os primeiros professores e como disputas entre escolanovistas e católicos permearam os concursos.
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