Da Sociologia para a Sociologia Educacional: história, currículo e professores na Escola Normal do Distrito Federal (1928-1936)

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Autores

  • Victória Guimarães Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jefferson da Costa Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6959-3471

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.967

Palavras-chave:

Curso Normal, História das disciplinas Escolares, Ensino de Sociologia

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa na qual identificamos e analisamos aspectos históricos da trajetória da disciplina escolar Sociologia, na Escola Normal do Distrito Federal, atual Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O objetivo do artigo foi construir, a partir das fontes investigadas, uma versão histórica sobre a inserção da disciplina Sociologia numa instituição específica.  O recorte temporal adotado foi o período de 1928 a 1936, no qual a disciplina foi introduzida no currículo pela reforma empreendida por Fernando de Azevedo em 1928. A metodologia adotada foi a análise documental das fontes encontradas no acervo do Centro de Memória da Educação Brasileira, localizado no ISERJ. Dialogamos com referenciais teóricos e metodológicos dos campos do ensino de sociologia e da história da educação, especialmente a tradição inglesa da história das disciplinas escolares, referenciada na obra de Goodson (1993, 1995, 1997, 2008). Identificamos aspectos relacionados à introdução da Sociologia nos programas da instituição, os conteúdos a serem ensinados, os primeiros professores e como disputas entre escolanovistas e católicos permearam os concursos.

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Biografia do Autor

Victória Guimarães Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Jefferson da Costa Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas – Educação, Professor Adjunto do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

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Publicado

12/10/2024

Como Citar

Guimarães Souza, V., & da Costa Soares, J. (2024). Da Sociologia para a Sociologia Educacional: história, currículo e professores na Escola Normal do Distrito Federal (1928-1936). Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 12, e-rbs.967. https://doi.org/10.20336/rbs.967

Edição

Seção

Artigos