Biografia e itinerários de um livro: uma abordagem pós-humanista das associações de uma obra de Gisele Freund
Visualizações: 216DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.50Resumo
O principal objetivo deste artigo e desvendar a rede sociocultural que o livro La Fotografía y las Clases Medias, de Gisele Freund, seguiu. Outro objetivo, concatenado a este, e analisar o engajamento de uma agência material [o livro] com agencias humanas (eu, entre outros). Em suma, desenvolvo uma análise pós-humanista da trajetória de um objeto. E isso serve para afastar quaisquer suspeitas de que seja de uma abordagem holística ou de que seja uma abordagem baseada no individualismo metodológico; serve também para afastar de mim qualquer aderência a debates de uma sociologia tradicional baseada em dicotomias entre agência e estrutura. Estou interessado em encontrar os nós dos engajamentos entre as agências de diferentes tipos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/15/2013
Como Citar
de Morais, J. V. (2013). Biografia e itinerários de um livro: uma abordagem pós-humanista das associações de uma obra de Gisele Freund. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 1(2), 247–276. https://doi.org/10.20336/rbs.50
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).