A Trajetória Artístico-intelectual Glauberiana: Da Estética da Fome à Eztetyka do Sonho

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Autores

  • Irma Maria Viana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.428

Resumo

Partindo da hipótese de que  Glauber radicaliza sua  proposta de arte revolucionária, abordarei aqui  a passagem, na trajetória artístico-intelectual (e política) glauberiana, da  posição adotada no  manifesto Uma  Estética  da Fome (2004  [1965])  para  a pers- pectiva estético-teórica traçada na Eztetyka do Sonho  (2004  [1971]),  conferência re- alizada em Congresso na Columbia University. Rocha,  além  de cineasta de prestígio internacional, foi um dos principais teóricos do Cinema Novo e o estudo aqui  de sua trajetória artístico-intelectual não pode separar sua prática cinematográfica e política de sua teoria estética, entendida como ética. Assim,  a análise da passagem de um ma- nifesto a outro  nos permite observar os diversos sentidos da arte revolucionária teo- rizados por Glauber, suas  transformações e tentativas de aplicação prática, sob uma perspectiva descolonizadora e do ponto de vista da Crítica Pós-Colonial.

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Publicado

12/30/2018

Como Citar

da Silva, I. M. V. (2018). A Trajetória Artístico-intelectual Glauberiana: Da Estética da Fome à Eztetyka do Sonho. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 6(14). https://doi.org/10.20336/rbs.428