A Trajetória Artístico-intelectual Glauberiana: Da Estética da Fome à Eztetyka do Sonho
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https://doi.org/10.20336/rbs.428Resumo
Partindo da hipótese de que Glauber radicaliza sua proposta de arte revolucionária, abordarei aqui a passagem, na trajetória artístico-intelectual (e política) glauberiana, da posição adotada no manifesto Uma Estética da Fome (2004 [1965]) para a pers- pectiva estético-teórica traçada na Eztetyka do Sonho (2004 [1971]), conferência re- alizada em Congresso na Columbia University. Rocha, além de cineasta de prestígio internacional, foi um dos principais teóricos do Cinema Novo e o estudo aqui de sua trajetória artístico-intelectual não pode separar sua prática cinematográfica e política de sua teoria estética, entendida como ética. Assim, a análise da passagem de um ma- nifesto a outro nos permite observar os diversos sentidos da arte revolucionária teo- rizados por Glauber, suas transformações e tentativas de aplicação prática, sob uma perspectiva descolonizadora e do ponto de vista da Crítica Pós-Colonial.
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