Ética da pesquisa e ética profissional em sociologia: um começo de conversa
Visualizações: 973DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.101Resumo
O artigo discute como o profissional da sociologia enfrenta os dilemas ético e morais em sua atividade, e como esses dilemas são resolvidos tendo como referência as orientações presentes desde a formação da disciplina. Recupero minha experiência de pesquisador, professor e orientador. A experiência nas três atividades sintetiza a atividade do sociólogo na universidade, lócus principal, embora não exclusivo, da atuação profissional. E permite uma certa generalização, pois no mercado – empresas, instituições, ONGs – o profissional enfrenta di- lemas éticos semelhantes. Além de uma explanação de questões metodológicas que remetem aos autores clássicos da disciplina, utilizo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), como parâmetro para debater alguns dilemas enfrentados no cotidiano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/05/2015
Como Citar
Lima, J. C. (2015). Ética da pesquisa e ética profissional em sociologia: um começo de conversa. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 3(5), 215–240. https://doi.org/10.20336/rbs.101
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).