A ética em pesquisa com seres humanos: desafios e novas questões
Visualizações: 1032DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.98Resumo
Nesse artigo, procura-se analisar os desafios e novas questões origina- das na aplicação, em ciências humanas e sociais, dos dispositivos de regulação ética na pesquisa com seres humanos. Em primeiro lugar, problematiza-se a universalidade do termo ‘ética’ e suas consequên- cias para a pesquisa; em segundo, contextualiza-se o debate sobre os processos sob os quais a ciência constrói os objetos do conhecimento e ressaltam-se os fatores internos e externos envolvidos na produção dos fatos científicos, tanto no momento de sua descoberta quanto no de sua justificação, aos quais se aplicam os procedimentos éticos; em terceiro, exploram-se, através de algumas experiências de pesquisas em ciências sociais, os limites e os impasses para seguir o protocolo tal como concebido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/05/2015
Como Citar
Grisotti, M. (2015). A ética em pesquisa com seres humanos: desafios e novas questões. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 3(5), 159–176. https://doi.org/10.20336/rbs.98
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).