A teoria da ‘sociedade do espetáculo’ e os mass media: vetores ideológicos
Visualizações: 588DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.85Resumo
Discute acerca do condicionamento ideológico exercido pela, assim denominada, sociedade do espetáculo nos processos e linguagens in- fo-comunicacionais concernentes aos mass media contemporâneos. Num primeiro momento, aborda a noção de ‘espetáculo’ associando-a ao movimento situacionista e contextualizando-a na atualidade. Em seguida, argumenta sobre os acionamentos ideológicos que envolvem as práticas concernentes ao horizonte dos meios de comunicação de massa. E por fim, analisa os vetores ideológicos a partir dos quais se pode destacar a ação ‘espetacular’ no âmbito mass media especificamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/10/2014
Como Citar
de Souza, D. M. V. (2014). A teoria da ‘sociedade do espetáculo’ e os mass media: vetores ideológicos. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(4), 249–272. https://doi.org/10.20336/rbs.85
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).