Classe média e mudanças de renda no Brasil
Visualizações: 293DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.78Resumo
Após defender uma abordagem de classe baseada nos mecanismos da desigualdade econômica entre categorias, o trabalho apresenta uma caracterização da classe média e dos estratos intermediários no Bra- sil. Foram identificados os principais deslocamentos de renda entre e dentro das posições de classe no período de 1992 a 2011. Constatou-se um enfraquecimento das vantagens relativas de renda particular- mente dos controladores de conhecimento perito e de qualificação escassa. Ocorreu no período um processo combinado de expansão e perda de renda relativa destes empregos. Predominou uma tendência de diminuição da dispersão e da assimetria interna da renda particu- larmente entre as categorias de trabalhadores com maior densidade social. A renda do empregado especialista, de modo distinto, conti- nuou mais dispersa e desequilibrada, ou seja, mais variável entre os membros da categoriaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/10/2014
Como Citar
Santos, J. A. F. (2014). Classe média e mudanças de renda no Brasil. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(4), 83–108. https://doi.org/10.20336/rbs.78
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).